Desde 1991, o Centro Municipal de Educação de Jovens Adultos (Cmeja) de Pouso Alegre promove um trabalho de educação. Com turmas do 1º ano ao 9º ano sem limite de idade, a instituição já atendeu quase 2 mil alunos. Entretanto, a evasão escolar sempre foi um dificultador.
“São adultos que precisam priorizar o trabalho, o dinheiro e os cuidados com familiares”, explica Célia Paiva, gestora do Centro. Como reduzir a evasão escolar? Como ajudar o aluno a se preparar para oportunidades de trabalho? Atrás de respostas a perguntas como essas, Célia buscou a educação empreendedora.
Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Pouso Alegre firmaram parceria com o Sebrae Minas para aplicar a educação empreendedora no CMEJA. O objetivo era trabalhar a autoestima e a criatividade dos alunos, para que eles pudessem desenvolver maior autonomia para inserção no mercado de trabalho ou para a criação de negócios próprios.
Como principais ganhos, a diretora aponta que os alunos se tornaram aptos a darem novos passos em suas aspirações profissionais. No Projeto Bazar, eles aprenderam a gerenciar estoques, precificar produtos, fotografar, divulgar e organizar um evento. Ao final da ação, o dinheiro foi revertido para a escola e direcionado a melhorias na merenda escolar ou à manutenção e troca de equipamentos.
E o Cmeja foi uma entre as várias instituições envolvidas no estímulo à inovação e ao empreendedorismo em Pouso Alegre.
Feira do empreendedor
“Criar, inovar e empreender: talentos que transformam.” Este foi o tema da feira de empreendedorismo em Pouso Alegre, realizada no início de outubro. “A cada ano, essa feira é aguardada como a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelos professores, supervisores, coordenadores, alunos e seus familiares”, diz a coordenadora municipal da Educação em Tempo Integral, Rosângela Lima.
No Projeto Bazar, os estudantes aprenderam a gerenciar estoques, precificar produtos, fotografar, divulgar e organizar um evento.
Impactos gerados
