Generic selectors
Correspondência Exata
Pesquisar no Título
Pesquisar no Conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por Categoria
Desenvolvimento Econômico
Educação Empreendedora
Padrão
Suporte Empresarial
Generic selectors
Correspondência Exata
Pesquisar no Título
Pesquisar no Conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por Categoria
Desenvolvimento Econômico
Educação Empreendedora
Padrão
Suporte Empresarial
  1. Home
  2. Suporte Empresarial
  3. Empreendedora de Carmópolis conquista chefs de renome ao aproveitar tomates descartados
Empreendedora de Carmópolis conquista chefs de renome ao aproveitar tomates descartados
A incrível história de Nayara Silva, que produz conservas do fruto e conquistou mercados graças ao apoio do Sebrae Minas
Busquei apoio no Sebrae Minas, pois precisava de uma consultoria de gestão financeira. A partir de então, recebi um diagnóstico preciso da situação do meu negócio, além de projeções de mercado a médio e longo prazos

Conheça a linha de produtos do “Tomate Seco da Nay”

Por Thiago Carvalho

Pelas mãos da empreendedora Nayara Silva, tomates que seriam descartados são transformados em uma iguaria valorizada, conquistando inclusive chefs de restaurantes de Belo Horizonte. Com produção média de 200 quilos mensalmente, o “Tomate Seco da Nay” carrega sabor autêntico e sustentável, feito a partir de frutos que não atingem os critérios do padrão ‘tomate de mesa’.

Em Carmópolis de Minas, distante 122 km de Belo Horizonte, a empreendedora aproveita o fato de o município ser o maior produtor do fruto no estado (com uma produção anual de 20 mil toneladas). Ela lembra que sua história com o tomate começou ainda na infância. “Ficava incomodada com o grande desperdício de tomates na lavoura dos meus pais”, conta.

Entre 2022 e 2023, com apoio da amiga designer Mônica Fonseca, Nayara conheceu o mercado de tomate seco e decidiu empreender na área. A empreendedora percebeu que não precisava plantar, mas sim aproveitar tomates descartados por grandes produtores da região, reduzindo o desperdício.

Hoje, ela conta com parcerias estratégicas, como a da Seleta Hortifruti, empreendimento da cidade que fornece parte do volume necessário para transformar toneladas de tomate in natura em produto seco de valor agregado.

As primeiras vendas da conserva foram para amigos, mas diante da ampla aprovação, ela percebeu a necessidade de profissionalizar a gestão do negócio. A partir daí, começou sua ligação com o Sebrae Minas, que forneceu consultorias financeiras e de mercado. A demanda cresceu na região e até mesmo em Belo Horizonte e o negócio tomou novos rumos.

A empreendedora conta com duas funcionárias, no entanto, mesmo com a estrutura modesta, ela explica que é possível aumentar a produção conforme o número de pedidos. A qualidade é reconhecida por chefs de cozinha renomados de Belo Horizonte, como André Corrêa, que utilizou o produto no preparo de um pão de queijo recheado.

“Ficava incomodada com o grande desperdício de tomates na lavoura dos meus pais”

Nayara Silva, empreendedora

Impactos gerados

Conquistas da marca

200 kg de produção mensal

Conexão direta com chefs renomados

Melhor gestão financeira