Generic selectors
Correspondência Exata
Pesquisar no Título
Pesquisar no Conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por Categoria
Desenvolvimento Econômico
Educação Empreendedora
Padrão
Suporte Empresarial
Generic selectors
Correspondência Exata
Pesquisar no Título
Pesquisar no Conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por Categoria
Desenvolvimento Econômico
Educação Empreendedora
Padrão
Suporte Empresarial
  1. Home
  2. Suporte Empresarial
  3. Dos gramados à moda praia: uma paixão que virou negócio
Dos gramados à moda praia: uma paixão que virou negócio
Ex-jogador abandona carreira para se dedicar à Brilho do Sol, fundada em 1994. Apoio do Sebrae Minas foi fundamental para o crescimento da empresa
O primeiro programa que fizemos foi o Brasil Empreendedor, em 2000. Em seguida, o Empretec e o Integra Moda

Conheça as coleções da Brilho do Sol

Por Vanessa Braga

O empresário Marcos Daniel poderia ter seguido carreira no futebol profissional. Jogou no Patrocinense, chegando a enfrentar craques como Ronaldo Fenômeno nos anos 1990. Mas abriu mão do esporte para viver em Uberlândia e se dedicar a outros projetos junto com a esposa, Simone Marques.

Ao lado dela, que, desde jovem já costurava biquínis, Marcos iniciou a jornada que transformaria a produção caseira em uma empresa de moda praia. A Brilho do Sol nasceu em 1994. Na transição entre o futebol e o novo caminho, Marcos trabalhou, por 18 meses, em um grande atacadista de Uberlândia. A rotina era intensa.

“Trabalhava à noite e, durante o dia, ajudava na Brilho do Sol. Muitas vezes saía do turno, de madrugada, e logo cedo já estava na estrada com a Simone. Vendíamos em cidades da região, como Araxá e Uberaba. Nosso estoque cabia dentro do carro, eram de 100 a 150 peças”, conta.

O esforço e a resiliência renderam frutos. A pequena empresa cresceu: a história que começou em um cômodo de 9m², na casa do sogro de Marcos, ocupa hoje uma área total de 800m², em duas unidades: uma indústria, com showroom de atacado, e uma loja física, com e-commerce e área administrativa. A produção gira entre 4 e 5 mil peças por mês, direcionada a clientes de diversas regiões do Brasil e do exterior.

Durante sua trajetória, Marcos Daniel viu a necessidade de se capacitar. Para isso, recorreu a cursos, consultorias e missões técnicas promovidos pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu) e a Fiemg. “É emocionante perceber que tudo isso nasceu de um quarto pequeno e, hoje, alcança o mundo”, afirma.

“É emocionante perceber que tudo isso nasceu de um quarto pequeno e, hoje, alcança o mundo”

Marcos Daniel, empresário

Impactos gerados

De Uberlândia para o mundo

Ampliação do e-commerce

Vendas para Portugal, Itália, Moçambique e Estados Unidos

4 a 5 mil peças produzidas por mês