É com esta convicção que a veterinária Cecília da Mota Dias, de 35 anos, conhecida como Ceci Mota, resume o seu amor, enraizado há cinco gerações, pela atividade do campo.
Ceci é responsável pela gestão de pessoas nas duas propriedades da família – a Fazenda Cruzeiro e a Fazenda Gameleira –, ambas localizadas no município de Lagoa Grande, Noroeste de Minas Gerais.
Na década de 1970, o pai de Ceci investiu na pecuária leiteira, e, em 1994, trouxe profissionalização ao contratar a primeira consultoria veterinária da região, tornando-se referência para outros produtores. O investimento em tecnologia e bem-estar animal impulsionou a produção de 50 litros para 12 mil litros de leite por dia.
Nesse período, Ceci contou com o apoio do Sebrae Minas, por meio do programa Educampo, que trouxe diagnóstico mais aprofundado, tecnologia e ferramentas para a melhoria da produção leiteira.
Hoje, Ceci atua no desenvolvimento de pessoas e se prepara para dar continuidade à tradição de cinco gerações no campo. A empresária é palestrante e mentora especialista em liderança e gestão, especialmente, para mulheres do agro.
Um grande marco na trajetória de sucesso da família de Ceci Mota foi o investimento em infraestrutura para resfriar as vacas, o que impactou positivamente na fazenda, melhorando a reprodução, a saúde, o bem-estar e a produtividade dos animais.
“Com apoio dos consultores do Educampo, por meio da Coopatos, temos informações, diagnósticos e direcionamento, refinando nossos processos e fazendo a diferença no nosso evoluir.”
Ceci Mota
Impactos gerados
12 mil litros de leite produzidos nas duas propriedades da família
Investimento em tecnologia no campo
Incentivo para demais produtores de leite
