Conheça as coleções da Brilho do Sol
O empresário Marcos Daniel poderia ter seguido carreira no futebol profissional. Jogou no Patrocinense, chegando a enfrentar craques como Ronaldo Fenômeno nos anos 1990. Mas abriu mão do esporte para viver em Uberlândia e se dedicar a outros projetos junto com a esposa, Simone Marques.
Ao lado dela, que, desde jovem já costurava biquínis, Marcos iniciou a jornada que transformaria a produção caseira em uma empresa de moda praia. A Brilho do Sol nasceu em 1994. Na transição entre o futebol e o novo caminho, Marcos trabalhou, por 18 meses, em um grande atacadista de Uberlândia. A rotina era intensa.
“Trabalhava à noite e, durante o dia, ajudava na Brilho do Sol. Muitas vezes saía do turno, de madrugada, e logo cedo já estava na estrada com a Simone. Vendíamos em cidades da região, como Araxá e Uberaba. Nosso estoque cabia dentro do carro, eram de 100 a 150 peças”, conta.
O esforço e a resiliência renderam frutos. A pequena empresa cresceu: a história que começou em um cômodo de 9m², na casa do sogro de Marcos, ocupa hoje uma área total de 800m², em duas unidades: uma indústria, com showroom de atacado, e uma loja física, com e-commerce e área administrativa. A produção gira entre 4 e 5 mil peças por mês, direcionada a clientes de diversas regiões do Brasil e do exterior.
Durante sua trajetória, Marcos Daniel viu a necessidade de se capacitar. Para isso, recorreu a cursos, consultorias e missões técnicas promovidos pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu) e a Fiemg. “É emocionante perceber que tudo isso nasceu de um quarto pequeno e, hoje, alcança o mundo”, afirma.
“É emocionante perceber que tudo isso nasceu de um quarto pequeno e, hoje, alcança o mundo”
Marcos Daniel, empresário
Impactos gerados
Ampliação do e-commerce
Vendas para Portugal, Itália, Moçambique e Estados Unidos
4 a 5 mil peças produzidas por mês
