Generic selectors
Correspondência Exata
Pesquisar no Título
Pesquisar no Conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por Categoria
Desenvolvimento Econômico
Educação Empreendedora
Padrão
Suporte Empresarial
Generic selectors
Correspondência Exata
Pesquisar no Título
Pesquisar no Conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por Categoria
Desenvolvimento Econômico
Educação Empreendedora
Padrão
Suporte Empresarial
  1. Home
  2. Educação Empreendedora
  3. Jovem de Itabira revoluciona negócio familiar após formação pelo NEJ
Jovem de Itabira revoluciona negócio familiar após formação pelo NEJ
Em 2024, jovem conclui curso técnico oferecido pelo Sebrae Minas e passou a atuar na gestão da empresa, aplicando ferramentas e metodologias mais modernas
Éramos uma marca de fabricação própria e percebemos que tínhamos uma capacidade muito maior de mercado. Passamos a enxergar o negócio mais estrategicamente e a planejar os próximos passos com riscos calculados
Por Fernanda Pereira

Quando se matriculou no curso técnico em Administração do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) de Itabira, no Rio Doce, Gustavo de Oliveira Braga era como tantos outros jovens recém-formados no Ensino Médio em busca de um futuro profissional. Tinha em mente que a formação lhe proporcionaria conhecimento para ajudar na gestão do negócio familiar: a Ideale Lingerie. Mas os impactos em sua vida pessoal e profissional foram além do que ele esperava.

A empresa foi fundada em 1996, como uma oportunidade para os pais de Gustavo, Cida e José Geraldo, restabelecerem as finanças da família. “Meu pai teve uma empresa anterior, mas que foi à falência. Então, ele decidiu trabalhar em São Paulo. Quando voltou, optou por iniciar o negócio no setor de moda íntima”, conta. Com um molde emprestado, Cida começou a fabricar, em casa, algumas peças, enquanto José Geraldo se dedicava às vendas.

Na época, Gustavo tinha 11 anos e começou a ajudar a mãe e a irmã, Marília, na fábrica. O empreendimento ganhou força e, com o aumento da demanda, viram a oportunidade de registrar a marca, em 2014. Anos depois, em 2022, abriram a loja onde comercializam os produtos da fábrica, hoje, com oito funcionários, e também as de outras marcas.

Ao concluir o NEJ, em 2024, ele passou a atuar na gestão da empresa, aplicando ferramentas e metodologias mais modernas. “Percebi, por exemplo, a importância de encontrar pessoas comprometidas com o negócio e com o propósito do negócio, e treinei meu olhar para isso. Ainda no NEJ, conheci o Vitor Andrade, e o convidei para trabalhar na produção da Ideale. Hoje, ele atua no Polo Econômico da Mulher (PEM), um projeto voltado à capacitação de mulheres para a indústria, e continua sendo nosso parceiro, indicando pessoas para trabalhar conosco”, conta.

Planejamento e estratégia

O conhecimento adquirido durante o NEJ foi fundamental para um momento estratégico da empresa: separar as vendas de peças próprias das outras marcas.

“Éramos uma marca de fabricação própria, e percebemos que tínhamos uma capacidade muito maior de mercado. Passamos a enxergar o negócio mais estrategicamente e a planejar os próximos passos com riscos calculados”, afirma.

A atuação de Gustavo na gestão do negócio familiar reflete a transformação que a metodologia inovadora do NEJ promove na vida dos jovens. No curso, ele desenvolveu habilidades e competências essenciais para se desenvolver pessoal e profissionalmente, além de ter uma visão ampliada sobre empreendedorismo e inovação. Assim, ele conquistou a confiança necessária para transformar o modelo de negócio da sua família.

Gustavo desenvolveu habilidades e competências essenciais para se desenvolver pessoal e profissionalmente, além de ter uma visão ampliada sobre empreendedorismo e inovação

“Éramos uma marca de fabricação própria, e percebemos que tínhamos uma capacidade muito maior de mercado. Passamos a enxergar o negócio mais estrategicamente e a planejar os próximos passos com riscos calculados”

Gustavo de Oliveira Braga, empreendedor de Itabira

Impactos gerados

Empreendedorismo juvenil

Loja física foi aberta em 2022 e conta com 8 funcionários

novas metodologias de gestão e otimização de processos internos

Abertura de nova empresa focada em produção de peças em couro